Amigos

13 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013


Campanha da Fraternidade 2013
Cartaz da CF 2013

Ressuscitado. Por isso, ajudados pelos subsídios da Campanha da Fraternidade A Catequese é um instrumento de leitura dos Sinais dos Tempos e dos Sinais que os homens espirituais lançam para nos ajudar a perceber as Teofanias[1] do vamos fazer uma leitura das indicações que o cartaz da CF 2013 quer nos sinalizar.
A Igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na Cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que Nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, pois Ele vence todos os males e mortes que nos afligem, nos salva e descortina para nós um horizonte de esperança, expresso no rosto do jovem.
A Cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representados pelas diferentes cores e linhas que a percorrem. As tags, vistas no alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informações e as novas ambiências para os encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da Cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.
A Igreja com essa Campanha, cujo o tema é “Fraternidade e Juventude”, chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n. 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades, com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo.
A jovem, de braços abertos em forma de Cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a Boa Nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: “Eis me aqui, envia-me!”(Is 6,8).
Nós temos o dever de mostrar aos nossos catequizandos que os Sinais de Deus, as placas do Céu estão em todas as partes, basta abrir nossos olhos e nosso coração para vê-los e seguir no caminho certo, caminho da vida.
Um grande abraço a todos. Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Seminarista Alex Sandro Serafim.


[1] Manifestações de Deus.

Nenhum comentário: